Parceiro

Prime Cursos

domingo, 10 de abril de 2016

O Cramunhão



O Cramunhão, também conhecido como Famaliá, Cramulhão, Capeta da Garrafa, entre outros nomes, é um ser oriundo de um pacto que as pessoas afirmam que se pode fazer com o diabo. Este pacto consiste, na maioria das vezes, de uma troca: a pessoa pede riqueza e o diabinho o servirá a vida toda e no fim dela levará sua alma.

Feito o pacto, a pessoa tem que conseguir um ovo, do qual nascerá um diabinho de 15 a 20cm aproximadamente. Más não se trata de um simples ovo de galinha, e sim um ovo especial, fecundado pelo próprio diabo.

Segundo muitos, o Diabinho da Garrafa tem as seguintes características:

Nasce de um ovo. Em algumas Regiões do Brasil, acredita-se que ele pode nascer de uma galinha fecundada pelo diabo; noutras Regiões, acreditam que ele nasce de um ovo colocado não por galinha, mas sim por um galo. Este ovo seria do tamanho de um ovo de codorna.

Para conseguir tal ovo, a pessoa deve procurá-lo durante o período da Quaresma, e na primeira sexta-feira após conseguir o ovo, a pessoa vai até uma encruzilhada, à meia-noite, com o ovo debaixo do braço esquerdo. Após passar o horário, retorna para casa e deita-se na cama. No fim de 40 dias, aproximadamente, o ovo é chocado e nascerá o diabinho.

Com o diabinho, a pessoa coloca-o logo na garrafa e fecha bem fechado. Com o passar dos anos, o diabinho enriquece o seu dono, e no final da vida leva a pessoa para o inferno.

Em Conceição do Tocantins, fala- se de um fato ocorrido a tempos atrás com um rapaz que tinha muita vontade de ser rico e acabou fazendo um ritual para formalizar um pacto com o Diabo.

Havia na cidade um coronel muito poderoso, que tinha grandes fazendas e muito dinheiro. Dizem que ele criava um cramunhão dentro de um recipiente guardado a sete chaves e todo seu patrimônio adquirido teria sido por conta dessa união.

Sabendo da história, esse rapaz então buscou informações de pessoas próximas para descobrir como ele poderia fazer o mesmo e conseguir riquezas. Disseram-lhe que deveria chocar um ovo de galinha preta durante 15 dias embaixo do braço (axila) e fazer um ritual diário com algumas invocações (onde dizem ser encontrado no livro de São Cipriano) até o dia marcado.

Certo dia o rapaz estava sentado debaixo de um famoso pé de jatobá, próximo ao cemitério da cidade, cansado pelas noites mal dormidas tentando atingir o objetivo de seu pacto quando acabou cochilando. O ovo caiu e se quebrou, e daí para frente o pior aconteceu.

Começou uma ventania repentina que fez com que assustou a cidade inteira, e no local um redemoinho começou se formar espantosamente e espalhando seres estranhos como porcos com pés de galinha, galinha com cabeça de gato, ate que apareceu a criatura mais feia, deformada, impossível de se descrever.

Assustado, o rapaz se impressionou com a forma da boca vertical, que a criatura tinha e gesticulou com a mão dizendo: "Crê em Deus pai"... Com esse movimento sem perceber o individuo fez o sinal da cruz, que fez que com uma grande explosão acontecesse e a criatura sumisse, ficando apenas um forte cheiro de enxofre no ar.

O coronel faleceu a pouco tempo. Dizem que o cramunhão pediu em troca um parente próximo (filho, esposa, neto), mas o velho acabou entregando a própria alma. Após o fato o rapaz, sempre era visto andando nas ruas mulambento, e machucado. Muitos dizem ter o presenciado várias vezes rolando no chão como se estivesse brigando com alguém, e com marcas de chicote nas costa e no peito, sangrando. Dizem que sempre o demônio lhe visitava e o castigava ainda vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário